quinta-feira, 23 de junho de 2016

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O GÊNIO DO ORIENTE PARTE 2


A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - O GÊNIO DO ORIENTE PARTE 1


HENRI POINCARÉ

A partir dele, passou-se a classificar sólidos imaginários como cubos, esferas e cones por meio de teoremas. Com a topologia algébrica, é possível demonstrar, por exemplo, como uma caneca é a deformação da metade de um aro - seja lá o que isso quer dizer... A conjectura (hipótese não comprovada) que ele propôs em 1904 só foi resolvida em 2006.

Referência:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/top-10-os-matematicos-mais-importantes-da-historia

PIERRE DE FERMAT

A matemática era o seu passatempo. Em 1636, Fermat propôs um sistema de geometria analítica semelhante àquele que Descartes proporia um ano depois. O trabalho de Fermat estava baseado em uma reconstrução do trabalho de Apollonius, usando a álgebra de Viète. Um trabalho semelhante conduziu Fermat para descobrir métodos similares para diferenciação e integração por máximos e mínimos.
Referência:http://www.somatematica.com.br/biograf/fermat.php

sexta-feira, 17 de junho de 2016

PASCAL INVENTOU O TRIÂNGULO DE PASCAL?

É natural suspeitarmos que o triângulo aritmético não seja uma invenção de Pascal. A denominação desse triângulo varia muito ao longo do mundo. Os franceses o chamam triângulo de Pascal. Os chineses o chamam de triângulo de Yang Hui. Os italianos o chamam de triângulo de Tarataglia. Encontramos ainda outras denominações, como triângulo de Tartaglia-Pascal ou simplesmente triângulo aritmético ou triângulo combinatório. As ideias sobre o triângulo aritmético foram redescobertas e introduzidas várias vezes e em todos os locais onde se estudou ou estuda Matemática.
Referência:https://www.google.com.br/search?q=triangulo+de+pascal&biw=1366&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwjJ3e_pjbDNAhUGOZAKHYIPC9cQ_AUIBigB#imgrc=p-d4nJtG1vGTzM%3A

terça-feira, 7 de junho de 2016

JOHN WALLIS



O mais influente predecessor inglês de Newton. Se tornou ministro religioso, mas dedicou a maior parte de seu tempo à matemática. Estudou em Cambridge, mas em 1649 foi nomeado Savilian professor de geometria em Oxford. Era conhecido como monarquista também se tornou capelão do rei. Publicou dois livros importantes sobre geometria analítica e análise infinita.
Referência:
BOYER, Carl B, História da Matemática, 2 ed.

EUCLIDES DE ALEXANDRIA

Euclides foi um matemático de Alexandria, no Egito. É considerado o pai da Geometria. Escreveu o livro "Elementos de Euclides". Foi com Euclides que a geometria do Egito tornou-se importante, fazendo de Alexandria o centro mundial do compasso e do esquadro, por volta do século III a.C. Tudo começou com o Livro "Elementos", com 13 volumes, onde Euclides reuniu num sistema coerente e compreensível, tudo o que se sabia sobre matemática em seu tempo. Todos os fragmentos surgidos da necessidade prática do uso da aritmética, geometria plana, teoria das proporções e geometria sólida.
Referência: http://www.e-biografias.net/euclides/

sábado, 4 de junho de 2016

PITÁGORAS

Foi um importante matemático e filósofo grego.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Referência: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pitagoras.htm

ARQUIMEDES

Foi Arquimedes quem determinou o principio da hidrostática, chamado de Princípio de Arquimedes. O enunciado deste principio é : Qualquer corpo mergulhado na água perde uma parte de seu peso igual ao peso do volume de água que desloca. Ele fez esta importante descoberta quando tomava banha em sua banheira. Percebendo a importância da descoberta, saiu gritando pela rua: “Eureka!, Eureka!”. Com a descoberta deste princípio, ficou mais fácil determinar o peso específico dos corpos, tornando a água como unidade.
Referência: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/arquimedes.htm

CARL FRIEDRICH GAUSS


É considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Gauss teve a estatura de Arquimedes e de Newton, e seus campos de interesse excederam os de ambos. Gauss contribuiu para todos os ramos da Matemática e, principalmente, para a Teoria dos Números. Diz a história que sua professora primária para manter a classe ocupada, lhe passou a tarefa de fazer uma soma de 1 a 100, tarefa que Gauss cumpriu quase que de imediato com a utilização da fórmula da PA (progressão aritmética).
Referência: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/gauss.htm

LEONHARD EULER

Foi o primeiro a empregar a letra e como base do sistema de logaritmos naturais, a letra pi para razão entre comprimento e diâmetro da circunferência e o símbolo i para raiz de –1. Deve-se a ele também o uso de letras minúsculas designando lados do triângulo e maiúsculas para seus ângulos opostos. E simbolizou logaritmo de x por lx, usou sigma para indicar adição, f(x) para função de x, além de outras notações em Geometria, Álgebra, Trigonometria e Análise.
Referência:http://grandesmastematicos.blogspot.com.br/2008/09/leonhard-euler-nasceu-em-basilia.html

ISAAC NEWTON

No campo da Matemática, Isaac Newton criou seu famoso Binômio de Newton (através das séries infinitas), muito usado na Combinação, em Análise Combinatória. Mas, sem dúvida, seu maior trabalho foi na criação do Cálculo Diferencial e Integral. Ele se sentou à sombra de uma macieira e uma maçã caiu na cabeça, o que o levou a descobrir a lei da gravidade. Só que a história é mais comprida e muito, mas muito mais interessante.
Referência: http://www.biografiaisaacnewton.com.br/p/resumo-vida-e-obra-de-isaac-newton.html

RENÉ DESCARTES

Foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Suas principais realizações foram: a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando a Geometria Analítica; desenvolvimento do Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano e desenvolvimento do Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência.
Referência:  http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm

BHASKARA

Bhaskara trabalhou com a questão da raiz quadrada em equações, sabendo que existia duas raízes na resolução da equação de segundo grau, mas não há registros sólidos de que a conhecida fórmula de Bhaskara seja realmente dele. Isso acontece por que as equações até o século XVI tinham letras, o que foi usado depois daquele século pelo matemático francês François Viète.
Referência: http://www.e-biografias.net/baskhara/